Erro fatal no último almoço em família: deixamos o meu pai lavar a loiça!
“Tantas mulheres na cozinha e deixam-no lavar a loiça?” – exclama aterrorizada a minha avó, acrescentando: “O que pensariam as pessoas se vissem uma coisa destas?”.
Bem, depois dos breves segundos em que não consegui vociferar coisa alguma, tal era o meu estado de estupefacção, eis que adquiro a calma suficiente para prosseguir com um breve questionário que me viria a elucidar sobre o que é ser uma mulher casadoira.
- Diz-me lá o que diriam as pessoas avó, já que estou em idade de casar e afinal não sei nada da vida…
- Diriam que é uma vergonha, porque esta é uma função das mulheres!
- Ah, então os homens não devem fazer nada…
- A menos que estejamos muito ocupadas, com outras tarefas. Aí podem dar uma ajuda.
- Entendo. Mas não temos então o direito de nos sentarmos no sofá enquanto eles fazem algumas tarefas domésticas?
- Preferia levantar-me eu para trabalhar do que ver um homem fazer isso! (“Cruzes, credo, canhoto”, acrescentou a sua expressão facial).
Após o susto, a Selma lança aquela que julga ser a frase do ano: “Os homens são como os animais domésticos, as mulheres mandam e eles fazem!”
Dona Idalina, a senhora minha avó, corrige de imediato. “Não, eles é que mandam!”
Bem, julgo ser elucidativo este excerto do diálogo que mudou a minha vida! Aprendi com a voz da experiência que “Mulher não é mulher se não gosta de esfregar o chão de joelhos e raspar os dedos no tanque”. Eu própria, depois de interiorizar lemas tão importantes para uma boa convivência familiar, afirmo que me sinto desorientada se não tenho um homem que me dê ordens e comande a minha vida.
3 comentários:
Bem... sei k o machismo não é uma coisa bonita... mas essa pequena perola de sabedoria da tua avo... bem... simplesmente brilhante!:) ja não se fazem pessoas assim!
Genial! Vá, Susana eu e o Emanuel queríamos duas cervejinhas bem frescas...já dava para começar! :)
Agora a sério, a tua avó tem uma linha de pensamento genial mesmo, e digo isto porque as minhas avós são iguais...e se elas não ensinam às netinhas esta sabedoria o mundo corre para a perdição...
O Al-Gore diz que as Crises Ambientais é que vão acabar com este mundo, mas cá para mim este mundo acaba quando as mulheres pensarem diferente da tua avó...onde é que já se viu um homem lavar o chão ou a loiça? Com franqueza...
Não te esqueças que para seres uma mulher completa ainda te falta arranjar um "frederico" trabalhador...
Postar um comentário